Seja bem vindo!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

·         Divisão de Meio Ambiente dá esclarecimentos sobre corte dos pés de jambo em Além Paraíba. 

A substituição dos pés de jambo na Av. Marechal Floriano gerou polêmica em Além Paraíba e foi pauta de importantes programas radiofônicos da região.

A Divisão de Meio Ambiente da prefeitura através do Sr. Klinger Vieira Senra, enviou a diretoria do Jornal Jamapará em Foco, esclarecimentos sobre o assunto, que seguem abaixo na íntegra.

“A PMAP, através da Divisão de Meio Ambiente, vem em público realizar algumas explicações sobre a SUBSTITUIÇÃO dos jambos da Av. Marechal Floriano: 1- O jambo é uma espécie exótica (de fora do País, mais especificamente da Polinésia) de forma piramidal (cônica) que não aceita poda de suas extremidades, o que os torna fracos e pouco produtivos, e suscetíveis a doenças; 2- O jambo, por ser espécie de grande porte, é totalmente inadequado para o plantio sob a rede elétrica; 3- Os processos para arborização urbana passam por diversos estudos envolvendo especialistas e seguem manuais específicos para este fim; 4- A substituição dos 22 pés de jambos foi feita por espécies adequadas aos processos de arborização urbana, que aceitam bem a poda (Quaresmeira e Escova-de-Garrafa) num total de 32 novas árvores; 5- Todos os procedimentos juntos aos órgãos ambientais competentes foram cumpridos a risca, incluindo o projeto de reposição dos jambos; 6- O Projeto de Urbanização do Porto Novo envolve mais ações que possam vir a permitir uma maior comodidade àqueles que trabalham naquele espaço ou dele se utilizam para suas compras, como um aumento do calçadão e arborização adequada do lado comercial. Em relação a algumas críticas devo salientar que a decisão foi totalmente técnica e sob minha responsabilidade, lembrando que além de ambientalista sou um profissional da área de meio ambiente, tendo a incumbência de implantar os programas ambientais do Município, citando dentre outros:- IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO COM FIM DO LIXÃO;- CRIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL COM 170 MIL METROS QUADRADOS - PARQUE NATURAL MUNICIPAL SÍTIO BRANCO;-PLANTIO DE 3.482 MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS DA MATA ATLANTICA - O MAIOR PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MATAS NATIVAS DE TODA A REGIÃO REALIZADA POR UMA PREFEITURA;- CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL;- BUSCA DE CONVÊNIO PARA TRATAMENTO DE TODO ESGOTO DO MUNICÍPIO;- APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DA ZONA RURAL COM BENEFÍCIOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES. Esses são exemplos das ações sérias e responsáveis da Administração - Wolney Freitas e Oberdan Rocha, em relação ao meio ambiente. Não podemos agradar a todos, mas esta administração será marcada, dentre outras ações, por ser a que mais profissionalizou a área de meio ambiente do município e está tendo coragem de intervir para corrigir problemas que afetam a toda a população. Quanto ao Porto, brevemente teremos sombras e com belas flores que valorizarão o espaço urbano... KLINGER VIEIRA SENRA - CRBIO 447720-4D Divisão do Meio Ambiente - Biologo Especialista em Interpretação Ambiental Mestre em Educação Para o Ambiente.”

Por Klinger Senra em 26/07/11