Seja bem vindo!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

·         Manter as mãos limpas pode evitar doenças como diarréia, conjuntivite e Influenza.

O mundial de lavagem das mãos é celebrado em 15 de outubro. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) alerta que a higienização constante das mãos evita uma série de doenças, entre elas, diarréias (provocadas por contaminação por verminoses e protozoários), conjuntivite, Influenza (desde a gripe sazonal até o H1N1), infecções relacionadas à ambientes hospitalares e surtos de enfermidades transmitidos por alimentos.

A enfermeira e coordenadora da Área de Controle de Infecções da SES, Nádia Aparecida Campos Dutra, explica que a transmissão de doenças pode ocorrer por meio do consumo de alimentos contaminados ou das mãos contaminadas e levadas à boca. “Até mesmo um aperto de mãos, devido a gotículas infectantes que caem ao tossir e espirrar, pode disseminar doenças”.

De acordo com a coordenadora, a higienização das mãos deve ser frequente. “Isso pode variar conforme as atividades que as pessoas exercem, mas devemos higienizar as mãos sempre, e antes e depois de usar o banheiro, fumar, alimentar-se, visitar pacientes nos hospitais, preparar alimentos. A atenção deve ser redobrada para quem trabalha em lanchonetes e restaurantes, para evitar também contaminar os alimentos preparados. Lavar as mãos é importante também após tossir ou espirrar”, ressalta.

Além da água e sabão, o álcool gel, desde que em uma concentração de 70%, também pode ser usado para manter as mãos limpas. “Ele pode ser eficaz contra bactérias e vírus. Para isto, deve-se friccionar bem o produto nas mãos”, diz Nádia.

Direito da população
A coordenadora informa que o uso de álcool gel nos serviços de saúde é obrigatório, conforme Resolução (RDC) da Anvisa número 42, de 25 de outubro de 2010. “O cidadão deve ter acesso a dispensadores de sabonete líquido e de álcool gel em locais como hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, serviços de estética, restaurantes e outros serviços relacionados à saúde”, defende.

Fonte: Agência Minas