Seja bem vindo!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011


·         Zanon está sob investigação do MP.
Promotor quer provas de que prefeito não desviou dinheiro
                        
As denúncias que apontam o prefeito de Sapucaia, Anderson Barcia Zanon, de ser o responsável pelo esquema de fraudes contra o tesouro municipal, levou o Ministério Público a exigir o fornecimento da documentação que pode ser a prova do que disse PH Matosinhos, ex-secretário de Fazenda que gravou um vídeo contando como se processava o desvio de dinheiro.
O promotor de justiça Silvio de Carvalho Neto, da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público em Teresópolis,  está recebendo os documentos e Zanon já compareceu para prestar esclarecimentos, mas ainda não há previsão para a conclusão do inquérito, segundo informou Carvalho Neto.
Zanon é candidato a reeleição e trata o assunto como uma manobra política para desqualificá-lo como bom administrador, responsável pela quebra da dominação partidária que manteve Sapucaia sob controle desse grupo por mais de 20 anos. Para o prefeito, PH Matosinhos foi usado pela oposição para fazer denúncias infundadas e mentirosas, já comprovadas por ele na documentação entregue ao MP. O MP confirma que alguns documentos já foram entregues, mas não comentou sobre o conteúdo ou veracidade, mas que aguar-dará todos os pedidos serem atendidos para então se pronunciar publicamente.
Para provar que foi vítima de uma tentativa de extorsão, Zanon afirma ter comunicado o fato ao promotor de justiça de Sapucaia, Arthur Santanna, no dia seguinte ao que PH Matosinhos lhe pediu dinheiro para abandonar a idéia de levar o que tinha em mãos até a imprensa. Quatro verea-dores confirmaram, em sessão legislativa, que PH também ofereceu o dossiê  em troca de um emprego na Câmara, mas foi recusado por eles. Na opinião do vereador Warner Pereira, os vereadores perderam uma excelente oportunidade para moralizar o legislativo, uma vez que o então presidente da Câmara, Sérgio Carlos Jardim, o Serginho Batatinha, é policial e poderia ter dado voz de prisão ao proponente.
PH Matosinhos nega que tenha chantageado o prefeito ou exigido emprego aos vereadores. Segundo ele, numa conversa que aconteceu na fazenda de um político de oposição, onde estavam vereadores da base aliada de Anderson Zanon, ele revelou ter em seu poder documentos que comprovariam as irregularidades praticadas por ele, mandadas pelo prefeito e que forneceria o dossiê para que a Câmara deflagrasse os meios legais de apuração, mas no decorrer da conversa surgiu o assunto da denúncia resultar em sua demissão do cargo de diretor de transportes e ele teria dito que aceitaria retornar ao trabalho na Câmara, onde havia exercido o cargo de chefia de gabinete, antes de assumir a secretaria de fazenda de Zanon.
As investigações do MP ainda não resultaram em dili-gências ou oitivas, mas para a população sapucaiense, os resultados implicariam diretamente no processo de escolha dos representantes municipais, para as eleições de 2012. Sapucaia vive hoje uma onda de denúncias nos dois poderes, com prefeito Zanon sendo investigado pelo Ministério Público e o presidente da Câmara, José Rocha, pelos vereadores, ambos por prática de improbidade administrativa.

Fonte: Folha Popular/Alex Oliveira