Seja bem vindo!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


* Governo apresenta metodologia de municipalização da gestão pública a representantes da Zona da Mata.

A metodologia de gestão pública implantada pelo Governo de Minas será apresentada a representantes de quatro municípios da Zona da Mata: Juiz de Fora, Leopoldina, Ponte Nova e Ubá. No total, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de 50 cidades mineiras participarão do seminário, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com palestras, dinâmicas de grupo e apresentação de metodologias baseadas no Choque de Gestão. O evento será realizado nesta quinta-feira (15/12).

O modelo de gestão do Governo de Minas, a ser apresentado aos municípios, tem como premissas a prosperidade, qualidade de vida, sustentabilidade e cidadania – o que incorpora a efetivação da “Gestão para a Cidadania” como estratégia maior, sustentada pela administração pública regionalizada e a gestão participativa. Os representantes dos municípios poderão, a partir desta troca de experiências, implementar nas prefeituras as metodologias utilizadas pelo Governo de Minas em âmbito estadual.

Dentro das propostas de trabalho que serão apresentados aos municípios, o Governo de Minas elencou uma série de desafios que estão no foco de suas ações, como a redução da pobreza e das desigualdades; o aumento da empregabilidade e das possibilidades de realização profissional; a garantia do direito de morar dignamente e viver bem; o desenvolvimento e diversificação da economia mineira e estímulo à inovação; viver mais e com mais saúde; a transformação da sociedade pela educação e cultura; o aumento da segurança e da sensação de segurança; a promoção e garantia da utilização sustentável dos recursos ambientais; a ampliação e modernização da infraestrutura e dos serviços públicos; a garantia dos direitos fundamentais e o fomento à participação cidadã da gestão pública.

Choque de Gestão e PMDI
Elaborado em 2003, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) estabelece estratégias do Governo para o desenvolvimento sustentável do Estado em longo prazo. Neste mesmo ano foi implementado o Choque de Gestão para enfrentar o déficit fiscal e baixa capacidade de investimentos. O desafio era recuperar o equilíbrio nas contas públicas e retomar a capacidade de investimento do Estado. Procedeu-se o ajuste fiscal e a construção de uma agenda de desenvolvimento, de médio e longo prazo. A evolução do Choque de Gestão deu lugar, em 2007, ao Estado para Resultados, que consolidou e aprimorou o processo. Buscou-se melhorar ainda mais a aplicação de recursos, por meio da priorização de metas e da consolidação de uma carteira de projetos estruturadores orientada para resultados.

Em 2007, o PMDI foi revisado com o objetivo de consolidar os avanços já alcançados e imprimir maior eficácia às ações previstas até 2023. Em 2011, o PMDI passou por uma nova revisão, a fim de incorporar a Gestão para a Cidadania a partir de um Governo estruturado em rede. A estratégia definida pelo Governo para os próximos 20 anos estabelece 11 Redes de Desenvolvimento Integrado, criadas com o objetivo de ampliar a cooperação entre agentes e instituições públicas e privadas em torno dos novos desafios. E organizados pelas redes de desenvolvimento se encontram os programas estruturadores desdobrando a estratégia em ações concretas para a sociedade.

Fonte: Agência Minas