Seja bem vindo!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


·         Termina hoje em Brasília a 2ª Conferênia Nacional de Políticas Públicas de Juventude. 
Sob coordenação da Secretaria-Geral, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, a 2ª Conferência Nacional de Juventude termina hoje (12/12).
O evento  que acontece desde o dia 9 em Brasília reúne jovens de todo país para discutir a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, da inclusão produtiva do segmento, por meio da capacitação e apoio a micro projetos produtivos; a inclusão digital da juventude rural e o combate à violência contra a juventude negra, entre diversos outros pontos, contou com a presença de dois mil delegados, eleitos durante as 1.500 etapas preparatórias, realizadas nas conferências estaduais, municipais e territoriais, além das conferências livres e da consulta aos povos e comunidades tradicionais.
Sapucaia que também participa do evento, enviou o Coordenador do ProJovem Adolescente, Luis Paulo Silva Pinto, que também representou o Estado do Rio de Janeiro. Para o jovem coordenador, esta é uma oportunidade única de levar o nome do município às esferas mais altas do governo, e também de buscar contribuições e definição dos novos rumos para o Programa ProJovem Adolescente no próximo ano. 
Inclusão digital é priorizada nos GTs da Educação
Nos Grupos de Trabalhos do tema Educação, voltados para as discussões dos Ensinos Fundamental e Médio, as propostas perpassaram pela inclusão digital nas zonas rurais do Brasil, em atenção as realidades de vários/as jovens que não têm acesso a internet. Ligados ao Eixo 1: “Direito ao desenvolvimento integral”, os GTs de Educação que ocorreram no sábado (10) também trataram de discussões sobre a análise das especificidades de cada região brasileira.
Entre as principais propostas citadas, os debates focaram na luta pela educação de qualidade para alunos e professores e também a participação de jovens e adolescentes nos mais diversos espaços de decisões da política pública de educação. Aliás, essa foi a proposta de maior convergência entre os participantes dos GTs da Educação, no Eixo 1.
O jovem Jordy Miranda da Silva, de 18 anos, do Mato Grosso do Sul, lembra a importância também de outros temas da Educação. “Além de internet de qualidade para zona rural brasileira, estamos na luta por direito ao passe livre para adolescentes e jovens e pela integração do ensino médio”, conta.

Fonte: www.agenciajovem.org/SECOM PMS/Sérgio Camapante