Acciona
divulga Nota de Esclarecimento após manifestações de hoje.
A Acciona Concessões Rodovia
do Aço, em resposta a manifestação realizada hoje, 25 de janeiro de 2012,
próximo a praça de pedágio P1 (Km 125) no município de Sapucaia, vem a público
informar:
Esta
concessionária não se isenta de suas responsabilidades junto a manutenção da
rodovia BR-393 no trecho sob sua concessão. Todas as suas atividades seguem
rigorosamente o que está previsto em seu contrato de concessão e no PER (Plano
de Exploração da Rodovia), documentos esses fiscalizados constantemente pela
ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Desde que assumiu a
administração e manutenção da BR-393, a Rodovia do Aço tem realizado
investimentos em obras de acordo com o cronograma estabelecido junto a ANTT.
Em relação aos problemas decorrentes das chuvas que atingiram a região no
começo do mês de janeiro ressaltamos nossa posição de ação constante na busca
pelo reestabelecimento das condições de tráfego em todos os pontos atingidos.
Cedemos ao município de Sapucaia máquinas para auxílio às vítimas dos
deslizamentos, realizamos doação de água potável para os desabrigados e
intensificamos os trabalhos nos pontos críticos visando a liberação do tráfego.
Porém, acreditamos que os principais questionamentos estão voltados para a
liberação do Km 122, local cujo desvio afeta a logística de transportes da
região.
Nesse local, onde a chuva ocasionou deslizamento de parte da pista, a obra
necessária é complexa, necessita de estudos técnicos, desenvolvimento de projetos
e execução cuidadosa. A Concessionária já realizou obras que permitiram a
retomada da passagem de carros de passeio, caminhões de dois eixos e ônibus
intermunicipais e veículos de transporte coletivo regionais.
A liberação para veículos pesados (acima de dois eixos) e ônibus interestaduais
só ocorrerá quando houver condições comprovadas de trafegabilidade para este
tipo de veículo. Trata-se, nesse caso, de responsabilidade com a segurança de
usuários que, sob nenhum aspecto, abriremos mão. As reinvindicações nesse
contexto são compreensíveis, mas, no momento, devemos avaliar todos os aspectos
evolvidos não sendo admissível nenhum risco aos motoristas da BR-393.
A cobrança de pedágio no trecho concedido permance inalterada pois, todos
os serviços da concessionária continuam atuantes sejam eles os resgates médico
e mecânico, os trabalhos de conservação, obras contratuais e, inclusive as
obras de emergência nos locais atingidos pelas chuvas. A própria cobrança é um
item contratual da Concessionária não podendo a mesma dirimir de forma
independente sobre o assunto.
Como exemplo, só no segundo semestre de 2011, a Concessionária atendeu mais de
5.000 usuários nos serviços de apoio mecânico o que demonstra a plena atividade
da empresa.
Dessa forma ressaltamos nosso compromisso no cumprimento do contrato firmado
junto a ANTT através do qual serão realizadas importantes obras na BR-393
visando o benefício de todos os seus usuários.
Esta concessionária não se isenta de suas responsabilidades junto a manutenção da rodovia BR-393 no trecho sob sua concessão. Todas as suas atividades seguem rigorosamente o que está previsto em seu contrato de concessão e no PER (Plano de Exploração da Rodovia), documentos esses fiscalizados constantemente pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Desde que assumiu a administração e manutenção da BR-393, a Rodovia do Aço tem realizado investimentos em obras de acordo com o cronograma estabelecido junto a ANTT.
Em relação aos problemas decorrentes das chuvas que atingiram a região no começo do mês de janeiro ressaltamos nossa posição de ação constante na busca pelo reestabelecimento das condições de tráfego em todos os pontos atingidos. Cedemos ao município de Sapucaia máquinas para auxílio às vítimas dos deslizamentos, realizamos doação de água potável para os desabrigados e intensificamos os trabalhos nos pontos críticos visando a liberação do tráfego.
Porém, acreditamos que os principais questionamentos estão voltados para a liberação do Km 122, local cujo desvio afeta a logística de transportes da região.
Nesse local, onde a chuva ocasionou deslizamento de parte da pista, a obra necessária é complexa, necessita de estudos técnicos, desenvolvimento de projetos e execução cuidadosa. A Concessionária já realizou obras que permitiram a retomada da passagem de carros de passeio, caminhões de dois eixos e ônibus intermunicipais e veículos de transporte coletivo regionais.
A liberação para veículos pesados (acima de dois eixos) e ônibus interestaduais só ocorrerá quando houver condições comprovadas de trafegabilidade para este tipo de veículo. Trata-se, nesse caso, de responsabilidade com a segurança de usuários que, sob nenhum aspecto, abriremos mão. As reinvindicações nesse contexto são compreensíveis, mas, no momento, devemos avaliar todos os aspectos evolvidos não sendo admissível nenhum risco aos motoristas da BR-393.
A cobrança de pedágio no trecho concedido permance inalterada pois, todos os serviços da concessionária continuam atuantes sejam eles os resgates médico e mecânico, os trabalhos de conservação, obras contratuais e, inclusive as obras de emergência nos locais atingidos pelas chuvas. A própria cobrança é um item contratual da Concessionária não podendo a mesma dirimir de forma independente sobre o assunto.
Como exemplo, só no segundo semestre de 2011, a Concessionária atendeu mais de 5.000 usuários nos serviços de apoio mecânico o que demonstra a plena atividade da empresa.
Dessa forma ressaltamos nosso compromisso no cumprimento do contrato firmado junto a ANTT através do qual serão realizadas importantes obras na BR-393 visando o benefício de todos os seus usuários.