Seja bem vindo!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro divulga relatório sobre o "Escorregamento de Jamapará". 


O DRM-RJ/Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (18/01) o Relatório Técnico sobre o Escorregamento de Jamapará, distrito de Sapucaia, onde um deslizamento de rocha e solo, na madrugada do dia 9/01, destruiu casas e causou a morte de 22 pessoas.

Além do Relatório, uma delimitação definitiva e conclusiva da área, está sendo elaborada através de uma Carta de Risco Remanescente a Escorregamentos em Encostas no Distrito de Jamapará, pela equipe do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos - NADE/DRM-RJ, que será apresentada no próximo dia 25 de janeiro.

De acordo com o documento assinado pelo Diretor de Geologia do DRM-RJClaudio Palmeiro do Amaral e também pela Geóloga - Coordenadora do NADE/DRM-RJ, Ingrid Ferreira Lima, o “ESCORREGAMENTO DE JAMAPARÁ” não foi um desastre isolado. Outros muitos movimentos de pequeno a médio volume de solo, rocha e detritos atingiram toda a extensão da Serra de Jamapará.

O relatório trouxe ainda uma importante revelação que ainda é preliminar, porém preocupante, de que as zonas de risco iminente de Jamapará nas proximidades do deslizamento ocorrido podem comprometer boa parte do distrito, conforme foto divulgada pelo DRM – RJ.

- O município de Sapucaia não tem qualquer capacidade de resposta se a União e o Estado do Rio não disponibilizarem recursos técnicos e financeiros para dirimir esta questão, frisa Anderson Zanon.

Fonte: SECOM/PMS/Sérgio Campante