Seja bem vindo!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Prefeitura e Ministério Público fazem reunião com moradores do Bairro Sítio Branco.

Na noite da última segunda-feira (30/01), o Ministério Público, representado pela Promotora de Justiça,Drª Patrícia Habkouk Ferreira, a Defensora Pública, Drª Ana Beatriz Laborinha Y Perez, e a Prefeitura Municipal de Além Paraíba, com a presença do Prefeito Wolney Freitas, acompanhado de todo o seu secretariado, reuniram-se com os moradores do Bairro do Sítio Branco para prestar esclarecimentos sobre a análise dos problemas decorrentes das chuvas dos dias 08 e 09 de janeiro do corrente ano (2012).
Compareceram à reunião, realizada no Cine Teatro Brasil, e foram cadastrados, cerca de 97 moradores, representantes de suas respectivas famílias.
Em nome do Ministério Público, Drª Patrícia Habkouk, explicou a difícil situação de toda a comunidade do Sítio Branco, apresentando slides com imagens e o laudo oficial do geólogo do CPRM – Serviço Geológico do Brasil, mostrando a real situação do bairro
Com o título de “Ação Emergencial para Reconhecimento de Áreas de Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massas e Enchentes”, o documento traz a descrição (com fotos e gráficos) da área atingida, as ocorrências, quantidade de casas e pessoas em risco e as sugestões de medidas, que vão de remoção a curto prazo e, na maioria dos casos, interdição e remoção imediata.
Drª Patrícia foi enfática ao comparar a situação do Sítio Branco com o trágico acontecimento ocorrido na comunidade vizinha de Jamapará, lembrando que o primeiro procedimento é o de salvaguardar a integridade física das pessoas, depois os pertences e as condições de alojamento desses moradores.
O Prefeito Wolney Freitas e a Secretária de Administração, Vânia Beatriz Morais de Freitas, explanaram sobre o motivo da reunião e corroboraram o depoimento da Promotora de Justiça, afirmando que tão logo o laudo oficial chegou à Prefeitura, a preocupação da administração foi a de promover a remoção dos moradores das áreas apontadas como de grande risco.
A Secretária de Administração, Vânia Beatriz, afirmou que, em 1º lugar a ação da Prefeitura visa salvar vidas, minimizando o sofrimento das pessoas, oferecendo meios para que não permaneçam nos locais de risco, levando as pessoas e seus pertences para abrigo seguro. O 2º passo é a busca de recursos para solucionar a situação dos desabrigados, como o aluguel social e a construção de novas moradias.
O prefeito Wolney Freitas anunciou que hoje, juntamente com o vice-prefeito Oberdan Moreira Rocha, estaria viajando à Brasília para reunião com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Social, e com outras autoridades federais para participar de gestões junto a outros Ministérios, em busca de outros recursos para o município.

Fonte: ASCOM PMAP