Seja bem vindo!!

quinta-feira, 29 de março de 2012


Além Paraíba recebe conceito de boa gestão fiscal pelo índice FIRJAN.
O Município de Além Paraíba, de acordo com o IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, recebe conceito B - Boa Gestão Fiscal, ano 2010, nos Panoramas Estadual, Regional e Nacional, recebendo uma pontuação de 0,6861, dentro dos resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma gestão pública eficiente e democrática, estimulando a cultura da responsabilidade administrativa e o maior controle social da gestão fiscal dos municípios.
Composta por cinco indicadores, Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, a pesquisa tem como base informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios e disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, referentes ao ano de 2010.
A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
Dos 5.266 municípios avaliados em todo o Brasil, 65% apresentam situação fiscal difícil ou crítica. Segundo dados do estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Além Paraíba, no Panorama Nacional, ocupa a 851ª posição, obtendo conceito B.
E, no Panorama Estadual, com 820 Municípios mineiros avaliados, ficou na 85ª posição, também obtendo conceito de Boa Gestão, ficando atrás da capital Belo Horizonte (78º lugar) e à frente de Juiz de Fora (94º lugar).
 Fonte: ASCOM PMAP