Seja bem vindo!!

quarta-feira, 14 de março de 2012


Anvisa proíbe venda de cigarros aromatizados e com sabor.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu ontem (13/03) a venda de cigarros aromatizados e com sabor, em uma medida aplicada para produtos nacionais e importados.

Após três horas de debate, os quatro diretores do organismo regulador decidiram proibir a adição de substâncias que dão sabor e aroma aos cigarros, como os mentolados, de cravo, canela, chocolate e morango, entre outros, segundo informações da 'Agência Brasil'.
Com relação à adição de açúcar aos cigarros, que também era um dos itens a serem proibidos, a Anvisa aceitou o pedido da indústria de tabaco e autorizou uma reposição limitada à porcentagem que é perdida durante o processo de secagem das folhas de tabaco.

A discussão sobre a adição de açúcar atrasou por uma semana a decisão. O prazo fixado para adaptar a produção à nova norma será de um ano, enquanto foi estipulado um limite de seis meses para retirar os produtos dos pontos de venda.
Outros derivados do tabaco, como os charutos, terão um prazo de adequação de 18 meses para sua fabricação e seis meses para serem retirados do mercado. A nova lei não será aplicada para os cigarros e derivados de tabaco exportados.

O objetivo, segundo o diretor da Anvisa Agenor Álvares, é diminuir o número de fumantes no país e tornar o cigarro menos atrativo a crianças e adolescentes.
Os cigarros aromatizados e com sabor, segundo dados do setor, representam 3% das vendas no Brasil. EFE

Fonte: Agencia EFE