Seja bem vindo!!

quarta-feira, 14 de março de 2012


Prefeitura de Além Paraíba implanta Programa Anti-Tabagismo.
A luta contra o tabaco, hoje já visto como uma droga que causa dependência e graves transtornos a seus usuários é dura. Sofisticadas e eficazes campanhas de marketing garantem à indústria do fumo sua expansão. No Brasil, o Ministério da Saúde lançou Programa que garante, através de atendimento pela Rede Pública, tratamento para aqueles que querem abandonar o vício.
O programa do Ministério da Saúde foi implantado em Além Paraíba, no final do ano passado, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e já está funcionando desde dezembro, porém, segundo preconização do Ministério da Saúde, os primeiros participantes foram os próprios funcionários da Saúde que estão encerrando agora o tratamento, com um atraso, em decorrência de uma paralisação no período da enchente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, através de sua Vigilância Epidemiológica, a demanda tem sido enorme, mas o Programa só permite trabalhar com dez pessoas por vez. O tratamento é feito por quatro semanas consecutivas, com quatro sessões de abordagem cognitivo comportamental, com complementos de medicação, de acordo com a necessidade do participante. O programa conta com apoio desses suplementos que garantem o sucesso do tratamento como: medicações, adesivos, gomas, tudo gratuito para os participantes do grupo
As reuniões são feitas apenas uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, às 17 horas no CMEC e o Programa Anti-Tabagismo conta com uma equipe de um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social e um farmacêutico.
Para participar, o interessado tem que preencher um cadastro que é feito no próprio CMEC, às quintas-feiras, a partir das 15h. Esse cadastro é feito com a assistente social ou com a psicóloga, que orientam quanto à espera para a participação de um novo grupo. Os cadastrados são sempre selecionados de acordo com a necessidade mais emergencial.
Ainda neste mês de março, o Programa estará dando início a mais dois grupos, ou seja, serão mais 20 pessoas que já estão cadastradas e selecionadas. Ao iniciar com esses dois grupos, a Secretaria de Saúde estará entrando em contato com os outros cadastrados em lista de espera, através de telefone ou correspondência para a próxima seleção.
É bom saber:
·        Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
·        Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
·        Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
·        Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
·        Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?

Fonte: ASCOM PMAP