Seja bem vindo!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Prefeitura de Sapucaia investe na melhoria da infraestrutura das Escolas Municipais.

Contrariando recente estudo divulgado pela UNESCO em que se destaca o pouco investimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Sapucaia sai na vanguarda por incrementar a cada dia mais os investimentos em infraestrutura nas escolas.

A Prefeitura de Sapucaia através da Secretaria de Educação vem promovendo melhorias substanciais na infraestrutura de toda rede municipal, no abastecimento de água, reformas, climatização, pinturas e na implantação de salas de acesso à Internet ou laboratórios de informática.

De acordo com o estudo: "Uma visão dentro das escolas primárias", no Brasil, metade dos alunos em áreas rurais freqüenta salas de aula deterioradas, enquanto na zona urbana esse percentual é inferior a 30%.
A pesquisa da Unesco aponta também que metade dos alunos de pequenos povoados ou áreas rurais e mais de 25% dos estudantes da área urbana assistem aulas em prédios considerados em más condições. Um dado alarmante, já que no Brasil mais de 10% dos alunos estudam em escolas que não dispõem de água potável.

Uma realidade bem diferente das escolas municipais de Sapucaia, que agora irão contar também com materiais esportivos como mesa de pingue-pongue, mesa de pebolim (totó), dentre outros, que já começam a ser entregues na rede, à exemplo do Centro Municipal de Educação Antense – CEMA e também na Escola Dr. Maria de Lourdes Salomão contempladas na última semana.

- Normalmente o horário dos recreios escolares é bem agitado. Crianças correndo por todos os lados com brincadeiras de empurra-empurra, gritos, conversas altas, enfim, aquela impressão de total falta de organização e uma forma de evitar que esta cena se repita é a escola preparar atividades que possam ser realizadas nesse horário, por isso a aquisição de mesas de pingue-pongue, totó, tabelas de basquete, jogos de tabuleiro, jogos de carta, dentre vários outros, são metas de nosso trabalho, frisou a Secretária de Educação, Maria José Bonfim G. Pereira (Dorinha).

Vários indicadores educacionais apontam a existência de problemas associados à qualidade da educação no país. O desempenho escolar inadequado é grande mesmo com a universalização do acesso ao ensino fundamental. Neste aspecto a infraestrutura escolar pode exercer influência significativa sobre a qualidade da educação.

Prédios e instalações adequadas, existência de biblioteca escolar, espaços esportivos, laboratórios de informática, acesso a livros didáticos, materiais de leitura e pedagógicos, incrementados com materiais esportivos, podem melhorar significativamente o desempenho dos alunos.

Desta forma a Prefeitura de Sapucaia está garantindo e melhorando cada vez mais o acesso a serviços básicos e suplementares que são fundamentais para o aperfeiçoamento dos alunos de sua rede.

Fonte: SECOM PMS/Sérgio Campante
Fotos: Sindiclei Baião