Seja bem vindo!!

terça-feira, 3 de abril de 2012


Presidente do DRM participa de reunião em Sapucaia.

Por solicitação do prefeito Anderson Zanon, ontem, segunda-feira (02/04), o Presidente do DRM – Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro, Flávio Erthal, participou de reunião com a presença de moradores, jornalistas, vereadores e representantes da Comissão Respeito à Vida de Jamapará, apresentando o trabalho da autarquia estadual em todo estado, bem como falando sobre os critérios para confecção das Cartas de Risco Remanescente/Iminente que são divulgadas pelo órgão.
Erthal explanou também sobre o projeto para Consolidação e Ampliação do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos, no valor de R$ 3.672.437,46 e prazo de aplicação de dois anos, recentemente aprovado pelo governo estadual que visa finalizar o Mapeamento de Risco Iminente a Escorregamentos em todo o Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o presidente do DRM – RJ, até o final do mês de Maio estará sendo realizada licitação onde o município de Sapucaia integrará o 9º bloco de municípios beneficiados com a realização de um mapeamento detalhado de Risco Iminente a Escorregamentos. Erthal garantiu que as análises geológicas são tecnicamente complexas e que um resultado com precisão de 100% de garantia é um fato utópico.
O DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, é uma Autarquia estadual que a partir de 2009, passou a atuar na área de risco geológico, o que resultou na criação do Núcleo de Análise de e Prevenção de Desastres e Escorregamentos – NADE, hoje responsável pelo mapeamento das áreas de risco iminente em 91 municípios do Estado, além do atendimento as situações de emergência.
O trabalho da Defesa Civil do município no atendimento dos escorregamentos ocorridos em Jamapará em janeiro deste ano foi elogiado por Erthal, que solicitou maior atenção e investimentos da prefeitura.

Fonte: SECOM PMS/Sérgio Campante
Fotos: Luciano José Louredo (Douradão)