Seja bem vindo!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Família abriga animais abandonados em Areal.


Município não tem canil próprio

Em Areal, no Centro-sul do estado, não existe um canil municipal. Por isso, a casa de uma família humilde acabou se transformando exatamente em abrigo para cães. Por gostar dos bichos, a família adotou animais abandonados nas ruas. O problema é que o número de cachorros não para de crescer. Hoje, já são mais de 100. Agora, a família está sem condições de cuidar de todos os bichos.

No começo, Maria Isabel tinha apenas dois cachorros. Isso há 20 anos. Aos poucos as pessoas foram abandonando filhotes e até cães adultos na porta da casa da doméstica. Como gosta de animais, decidiu cuidar. A casa acabou virando uma espécie de canil municipal.

Letícia Mendes, filha de Maria Isabel, já cobrou uma solução para o problema. A última vez foi quando um cachorro com cinco filhotes foi abandonado na casa da família. Eles cobram a criação de um local adequado para os animais e a castração dos bichos. Dos 108 animais, apenas 42, foram esterilizados. E só quatro cirurgias teriam sido feitas pela prefeitura.

Por dia são gastos 30K de ração. Cada animal recebe um pote de comida e apenas uma vez ao dia. O jardineiro Nélson Coelho sabe que não é suficiente, por isso tenta complementar a alimentação dos animais. Até chuchu eles comem.

Não existe na cidade um canil público, mantido pela prefeitura.

Em maio, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei para a criação de um canil municipal, mas até agora ele não foi aprovado pela prefeitura.

A prefeitura de Areal informou que já castrou metade dos animais, e que o restante dos bichos deve ser castrado a partir deste mês. Também deve ser liberado agora em junho dinheiro para auxiliar na compra de ração nos próximos oito meses. A prefeitura ainda avalia se vale ou não construir um canil municipal. Alguns moradores estão preocupados com a possibilidade de contaminação dos mananciais de água perto da casa onde ficam os cachorros. A empresa que cuida do abastecimento na cidade descartou essa possibilidade.

Fonte: Inter TV
Foto: Meramente ilustrativa