Seja bem vindo!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SAMU fazendo diferença no atendimento em Sapucaia.


Médicos avaliam por telefone a situação do paciente antes de enviar ambulância.

A unidade descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU em Sapucaia está fazendo a diferença nos atendimentos do município. 

A eficiência do serviço na cidade ainda é tímida em relação a sua capacidade operacional, mas já apresenta bons resultados no primeiro mês de funcionamento.

Inaugurada no início de julho no município e acionada pela central de regulação do serviço que funciona em Três Rios, a unidade sapucaiense realizou 58 atendimentos, na sua maioria de caráter clínico em domicílio.
Para Coordenadora do SAMU em Sapucaia, enfermeira Delizangela G. Melo, ainda é só o começo.

“- As ocorrências não estão sendo feitas em maior escala, uma vez que a população ainda não conhece bem o serviço. É preciso maior divulgação. Um dos nossos principais objetivos é orientar a população sobre a importância do atendimento do SAMU”, informou.

O serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de transtorno mental e pode ser acionado em Sapucaia por telefones fixos através do número 192.

Um homem residente em Anta, que prefere não se identificar, elogiou o serviço. Sua esposa teve uma crise e passou mal. “Ligamos para o SAMU, e a equipe médica nos atendeu muito bem, logo em seguida a ambulância chegou até a minha casa”, contou.

Reforço no apoio aos atendimentos.

A sala de estabilização recentemente inaugurada em Sapucaia e que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde, fazendo parte do Programa Mais Saúde, que engloba o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior do governo do estado, tem servido como grande reforço para atendimentos de urgência do SAMU.

Quais os tipos de ocorrência que o SAMU atende?
Através do número 192, os profissionais realizam atendimentos de casos como:
o    - Problemas cardiorrespiratórios;
o    – Intoxicação;
o    - Queimaduras graves;
o    - Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
o    - Tentativas de suicídio;
o    - Crises hipertensivas;
o    - Acidentes/traumas com vítimas;
o    – Afogamentos;
o    - Choque elétrico;
o    - Acidentes com produtos perigosos;
o    - Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
o     - Acidentes de trânsito (Posterior ao atendimento inicial dos bombeiros (número 193), caso tenham vítimas presas em ferragens e salvamento de vítimas de afogamento.);
o  - Acidentes domésticos;

Como funciona a ligação para o 192 ?

A ligação é atendida na Central de Regulação por um teleatendente médico, que pergunta o quadro clínico do paciente, local da ocorrência, nome da vítima e contatos da vítima. Identificado o problema, o médico regulador analisa o caso específico e passa orientações sobre como agir à situação.
A partir das informações apuradas e conforme a gravidade da situação, o médico regulador envia uma viatura para o local. Se for um caso de menor gravidade no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas ao telefone. 70% dos casos são resolvidos dessa maneira. 

Quais os tipos de informações a ter em mãos quando ligar para o 192 ?
Antes de efetuar a ligação para o 192, procure saber detalhes sobre o estado do paciente: dores intensas, dificuldades de respirar e se corre o risco de vida. Também é essencial ter o endereço correto de onde está a vítima e pontos de referência. Assim, você contribui com informações mais exatas para a análise do médico regulador e acelera a chegada da viatura, caso necessário.

Fonte: SECOM PMS
foto: Sindiclei Baião