Médicos
avaliam por telefone a situação do paciente antes de enviar ambulância.
A unidade descentralizada do Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência – SAMU em Sapucaia está fazendo a diferença nos atendimentos
do município.
A eficiência do serviço na cidade ainda é tímida em
relação a sua capacidade operacional, mas já apresenta bons resultados no
primeiro mês de funcionamento.
Inaugurada no início de julho no município e
acionada pela central de regulação do serviço que funciona em Três Rios, a
unidade sapucaiense realizou 58 atendimentos, na sua maioria de caráter clínico
em domicílio.
Para Coordenadora do SAMU em Sapucaia, enfermeira
Delizangela G. Melo, ainda é só o começo.
“- As ocorrências não estão sendo feitas em maior
escala, uma vez que a população ainda não conhece bem o serviço. É preciso
maior divulgação. Um dos nossos principais objetivos é orientar a população
sobre a importância do atendimento do SAMU”, informou.
O serviço que funciona 24 horas por dia com equipes
de profissionais de saúde atendem às urgências de natureza traumática, clínica,
pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de transtorno mental e pode ser
acionado em Sapucaia por telefones fixos através do número 192.
Um homem residente em Anta, que prefere não se
identificar, elogiou o serviço. Sua esposa teve uma crise e passou mal.
“Ligamos para o SAMU, e a equipe médica nos atendeu muito bem, logo em seguida
a ambulância chegou até a minha casa”, contou.
Reforço no apoio aos atendimentos.
A sala de estabilização recentemente inaugurada em
Sapucaia e que funciona como local de assistência temporária e qualificada para
estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a
outros pontos da rede de atenção à saúde, fazendo parte do Programa Mais Saúde,
que engloba o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior do governo do estado,
tem servido como grande reforço para atendimentos de urgência do SAMU.
Quais os tipos de ocorrência que o SAMU atende?
Através do número 192, os profissionais realizam
atendimentos de casos como:
o - Problemas
cardiorrespiratórios;
o – Intoxicação;
o - Queimaduras graves;
o - Trabalhos de parto
onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
o - Tentativas de
suicídio;
o - Crises hipertensivas;
o - Acidentes/traumas com
vítimas;
o – Afogamentos;
o - Choque elétrico;
o - Acidentes com produtos
perigosos;
o - Transferência
inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
o - Acidentes de trânsito (Posterior ao
atendimento inicial dos bombeiros (número 193), caso tenham vítimas presas em
ferragens e salvamento de vítimas de afogamento.);
o - Acidentes domésticos;
Como funciona a ligação
para o 192 ?
A ligação é atendida na Central de Regulação por um
teleatendente médico, que pergunta o quadro clínico do paciente, local da
ocorrência, nome da vítima e contatos da vítima. Identificado o problema, o
médico regulador analisa o caso específico e passa orientações sobre como agir
à situação.
A partir das informações apuradas e conforme a
gravidade da situação, o médico regulador envia uma viatura para o local. Se
for um caso de menor gravidade no qual o paciente não corra risco de vida, o
médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas ao
telefone. 70% dos casos são resolvidos dessa maneira.
Quais os tipos de
informações a ter em mãos quando ligar para o 192 ?
Antes de efetuar a ligação para o 192, procure
saber detalhes sobre o estado do paciente: dores intensas, dificuldades de
respirar e se corre o risco de vida. Também é essencial ter o endereço correto
de onde está a vítima e pontos de referência. Assim, você contribui com
informações mais exatas para a análise do médico regulador e acelera a chegada
da viatura, caso necessário.
Fonte: SECOM PMS
foto: Sindiclei Baião