Seja bem vindo!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Merenda Escolar precisa ser política prioritária.



A prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Educação procura garantir merenda de qualidade para alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com pesquisas, a merenda interfere diretamente na qualidade dos indicadores da Educação, além de contribuir para a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, depressão e até câncer.

A alimentação rica, nutritiva, balanceada e saudável contribui em igual relevância para a formação social, cognitiva e intelectual dos alunos e desta forma a escola Municipal do Clube dos 200 tem merecido destaque no quesito merenda escolar.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aponta em sua Resolução nº 38, de 23 de agosto de 2004, que o cardápio da alimentação escolar deve ser programado de modo a suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais dos alunos matriculados em creche, pré-escola e ensino fundamental, e, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias das escolas indígenas, durante a permanência em sala de aula.

Nestes moldes a secretaria municipal de educação procura montar um cardápio criteriosamente preparado com base em uma nutrição balanceada, considerando a aceitabilidade da população alvo e o programa pedagógico a ser atendido.

Na opinião da secretária sapucaiense, Maria José G. Bonfim (Dorinha) , além do impacto nos índices de desenvolvimento da Educação, a merenda escolar representa inclusão social na medida que se constitui na principal refeição das crianças de baixa renda.

Fonte: SECOM/PMS
Imagem meramente ilustrativa