Seja bem vindo!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sistema de Saúde carmense será reformulado.



A partir desta semana o Posto de Saúde Central do Carmo - Maria Cecília França da Silva - funcionará no bairro Jardim Centenário. A Mudança se dá por conta das obras que serão realizadas na sede para abrigar o Centro de Especialidades Municipal. O local passará a contar com a nova farmácia do município, o Pacs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e a Saúde da Mulher.

“Nós vamos transferir a Saúde da Mulher daquela rua de trás do posto para um prédio próprio da Prefeitura. Isso melhora a qualidade dos serviços médicos, interligando todos os setores dentro de uma única unidade de saúde e economiza para os cofres públicos diminuindo a locação de um imóvel” enfatizou o Prefeito Memel.

O Centro de Especialidades do Carmo atenderá todas as demandas por especialistas do município. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo os vários contatos para contar com um Nefrologista (Especialista em doenças renais) a partir da reinauguração do espaço.

Além do Posto de Saúde Central, todas as outras unidades de saúde municipais serão reformadas. “Nós faremos toda a reforma elétrica, hidráulica e depois reestruturaremos todo o material médico e de informática” garantiu a Secretária de Saúde, Dra. Neide Joppert Braz.
Atualmente, são três equipes do PSF (Programa Saúde da Família) no município, após o processo de reformulação serão cinco - Duas no bairro Botafogo, uma no Valparaíso, uma na Influência e outra em Porto Velho do Cunha. Além dos PSFs e do Centro de Especialidades, estarão em funcionamento as unidades de saúde da Ilha dos Pombos, Córrego da Prata, Santa Fé, Aurora, Jardim Centenário, Barra de São Francisco e Quilombo.

Hoje, o Posto Central e as unidades de Porto Velho do Cunha, Córrego da Prata e Valparaíso estão passando por obras. Segundo o Secretário de Obras, Jefferson Aragão, “esta é uma parceria do município com o Governo Federal e a expectativa é que até abril as reformas em andamento estejam concluídas”.

Outra novidade que a Secretaria de Saúde está preparando é a unificação de todas as unidades por um sistema online. A interligação dos postos possibilita uma maior agilidade no atendimento e no diagnóstico, além de economizar recursos municipais.

“A partir do momento que for tudo informatizado, um paciente que for atendido em um dos postos e vier para o centro de especialidades terá suas informações online. Desta forma, nós economizamos por não precisar refazer os exames, além de ter um diagnóstico mais preciso” afirmou a Secretária de Saúde.

Todas estas mudanças são resultado dos esforços do Prefeito Memel para melhorar a Saúde do Carmo. “A Secretaria de Saúde é um desafio diário para nós, é uma demanda muito grande. Nós sabemos que a saúde a nível federal, estadual e municipal está sofrendo dificuldades, mas eu vejo que estas transformações irão trazer uma resposta melhor para a população. Agora nós vamos ter muito mais ferramentas para aplicar melhor o dinheiro público, pensando sempre no munícipe”, concluiu a Dra. Neide.

Fonte e Fotos: André Salles
                   "Depois da reforma da farmácia, Posto de Saúde Maria Cecília será todo reformado"

                                             "Posto de Saúde no bairro Jardim Centenário"