Seja bem vindo!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Oficina de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem será realizada em Além Paraíba.



Alunos do ensino médio e de escolas públicas da cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata do Estado, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do universo da produção audiovisual durante a ‘Oficina de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem’, ação que faz parte do Programa MINAS Território da Cultura, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que ocorrerá em 16 de março, de 9h às 17h, no Ponto de Cultura Estação Digital, localizado na Praça Presidente Vargas, 101, Estação Porto Novo.
A oficina irá ensinar aos jovens o passo a passo da produção de pequenos vídeos utilizando equipamentos do dia a dia, como tablets, smartphones e câmeras digitais. Basicamente, as atividades consistem em mostrar aos alunos como eles podem desenvolver vídeos, de até dois minutos, utilizando recursos móveis e de fácil manuseio. A oficina será ministrada pelo coordenador geral do Ponto de Cultura Estação Digital, André Borges Marques.
O coordenador avalia a ação como uma excelente iniciativa. Além de oferecer às crianças a oportunidade de conhecer uma nova ferramenta de produção audiovisual, a oficina pode mostrar o caminho para uma nova profissão. “Essa ação não trabalha apenas a mobilidade de aparelhos e a facilidade que temos, hoje, em produzir vídeos com recursos simples. Ela pode revelar futuros talentos do cenário audiovisual, além de mostrar, para os participantes, uma nova profissão”, aponta.
Sobre o MINAS Território da Cultura – O MINAS Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.
Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade loca de forma capilarizada, de maneira que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas. Integram essa parceria diversas Secretarias do Governo de Minas, as Prefeituras Municipais, entidades como SESI, SESC, e SEBRAE, Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.
Fonte: Governo de Minas