Seja bem vindo!!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeitura fala sobre Casas Populares e Aluguel social para povo de Jamapará.


A Prefeitura de Sapucaia; através da Secretária de Assistência Social e primeira dama do município Magda Zanon, enviou informações oficiais à redação do Jornal Jamapará em Foco sobre a construção das Casas Populares e a renovação do Aluguel Social nas esferas municipal e estadual, já que esta, também está para vencer. A constante reclamação dos moradores do 4º distrito pela falta de informações concretas do poder público levou nossa equipe a enviar e-mails solicitando estas informações.
A respeito das Casas Populares a nota diz:
“O segundo governo de Zanon se iniciou com a aprovação da Lei que dispõe sobre o Conselho Gestor e o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social para agilizar o processo da construção das unidades habitacionais no Distrito de Jamapará.” “Este projeto de lei estava na Câmara Municipal de Sapucaia desde meados de maio do ano passado e foi ignorado pelos vereadores daquele período. Esta lei é de fundamental importância para darmos início ao empreendimento autorizado pelo Ministério das Cidades. O Plano de Habitação de Interesse Social já está pronto desde o primeiro semestre de 2012 e ficou estagnado por conta do conflito entre legislativo e executivo do pleito passado”.
“Vale ressaltar que na semana passada a portaria da nomeação dos representantes do Conselho de Habitação foi publicada. Os conselheiros tomarão posse e iniciarão os trabalhos no dia 27 de fevereiro às 9h na sede do Município para que seja efetivada a construção das moradias para a população de Jamapará a qual sofreu com a tragédia de 09 de janeiro de 2012.”

Apartamentos X Casas

Segundo informações do Coordenador de Promoção Social/Setor de Habitação, Carlos Willian Lara de Azevedo (o Cazu), outro problema está atrasando o andamento da situação. De acordo com as especificações do município de Sapucaia, relativas ao número de habitantes, não poderiam ser construídos apartamentos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, e sim, casas. Porém, em uma reunião no início de fevereiro entre o Prefeito Anderson Zanon e sua equipe e os representantes da Caixa Econômica Federal, ficou resolvido que a Caixa irá ser a responsável pela justificação da construção de apartamentos perante o Ministério das Cidades, já que o terreno no clube dos duzentos não seria capaz de abrigar as 168 unidades habitacionais a não ser que fossem construídos pequenos prédios.  A equipe da Prefeitura juntamente com o engenheiro Marco Antônio e uma equipe da Caixa foram então ao terreno no Clube dos 200 para realizar uma analise e tirar fotos, com o objetivo de preparar a justificativa para a construção dos apartamentos. Depois as equipes partiram para o loteamento Figueira em Sapucaia, onde 64 apartamentos estão sendo construídos para habitantes que vivem em vulnerabilidade social. Fotos do loteamento Figueira também devem ser anexadas a Justificativa.

Demolição das casas interditadas.
Muitos boatos circulam a respeito da demolição das casas interditadas no distrito Jamapará. Isso vem acontecendo desde o próprio dia da tragédia em janeiro de 2012, onde espalharam um boato que as pessoas teriam 24 horas para retirar seus pertences, pois as casas seriam imediatamente demolidas. Na oportunidade a equipe do Jornal Jamapará em Foco entrou em contato com o Prefeito Anderson Zanon que desmentiu a informação.
A verdade é que a decisão sobre a demolição das casas interditadas do Distrito de Jamapará cabe ao Poder Judiciário. Ai sim o Município tomará as devidas providências. Mas, por enquanto, nada foi decidido a respeito disso.

 A respeito da renovação do Aluguel Social a nota diz: 
“O prefeito Anderson Zanon aprovou a prorrogação do pagamento do Auxílio Moradia às famílias afetadas por tragédias na nossa cidade e também já assinou o termo de adesão do Programa “Minha Casa Minha Vida” deste ano.”
“O prefeito Anderson, a Secretária de Assistência Social Magda Zanon e o Assessor de Habitação Carlos Willian Lara, estiveram no Rio de Janeiro em reunião com o Secretário de Estado Zaqueu Teixeira para a renovação do Programa Aluguel Social do Estado. O Governador Sérgio Cabral atendeu ao pedido do chefe do executivo do nosso município e prorrogou o recebimento do benefício às famílias do 4º Distrito.”
Segundo informações do Coordenador de Promoção Social/Setor de Habitação, Carlos Willian Lara de Azevedo (o Cazu) o aluguel social foi renovado por mais um ano. Ele afirmou também através de conversa telefônica com o diretor do Jornal Jamapará em Foco Luciano José Louredo (Douradão), que os munícipes que tiveram suas casas interditadas receberão o benefício até que as unidades habitacionais estejam prontas e entregues.
Reportagem: Luciano José Louredo (Douradão)
Com informações de Magda Zanon e Carlos Willian (Cazu)
Créditos da Foto: Cazu Lara
O Secretário de Estado Zaqueu Teixeira, a Secretária de Assistência Social Magda Zanon e o Prefeito de Sapucaia Anderson Zanon.