Seja bem vindo!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Secretária de Cultura de Minas lança, em Cataguases, o programa MINAS Território da Cultura.


A Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases sediou na manhã desta sexta-feira, 8, solenidade de lançamento do Programa MINAS Território da Cultura que contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, o presidente da Fábrica do Futuro, César Piva, a secretária municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Fernando Amaral.

O programa, que vai alcançar todo o Estado, está sendo lançado inicialmente pela Zona da Mata, por sugestão de César Piva, por causa do Polo do Audiovisual, sediado em Cataguases, que este ano completa dez anos de atividades. O MINAS Território da Cultura, chamado pelo governo como o maior programa de regionalização e descentralização das políticas públicas culturais já realizados no Estado, consiste em oferecer programação de espetáculos, oficinas, palestras, mostras, atividades artísticas e muito mais.

Ao abrir a cerimônia, Zeca Junqueira, destacou as ações do Polo Audiovisual realizadas no ano passado na Zona da Mata. “Foram seis reportagens de TV com alcance regional e nacional, cerca de trinta publicações em jornais locais e nacionais, e mais de vinte publicações em sites, blogs e nas redes sociais”, informou. O Secretário Municipal de Cultura destacou que as ações do Polo “mantém viva a nossa tradição com a produção cinematográfica, que teve início com o mestre Humberto Mauro”, acrescentando que também fazem parte do MINAS Território da Cultura. Zeca disse ainda ter feito “recentemente” o pedido de inclusão de Cataguases no Sistema Nacional de Cultura “que nos dará a oportunidade de construir um plano decenal de Cultura para a nossa cidade”.

Chamou especial atenção da plateia a necessidade, apontada pelo Secretário de Cultura, de recuperar muitas de nossas construções modernistas que, segundo ele, “foram, inexplicavelmente, abandonadas por sucessivas administrações municipais”. Como exemplo citou o prédio da Secretaria de Cultura que abriga também o Cine Edgard, “ora colocado na UTI pela nossa secretaria para que possamos trata-lo e trazê-lo de volta”, revelou. Zeca completou dizendo que “o Cine Edgard está fechado por necessidade urgente de reformas”, disse. E, para reverter esta situação conta com o apoio da Câmara Municipal e também da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

O vice-prefeito, Sérgio Gouvêa, representando o prefeito Cesinha Samor, que se recupera de um princípio de pneumonia, fez um breve relato dos primeiros dias de governo, saudou a Secretária de Estado da Cultura e elogiou sua presença em Cataguases “que nos engrandece e fortalece nossa tradição cultural”.  O gestor da Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual, César Piva, disse sentir-se honrado por a Zona da Mata estar sediando o programa MINAS Território da Cultura. Ele também reiterou a necessidade de recuperação do prédio do Cine Edgard e Secretaria de Cultura “que para nós tem um valor simbólico imensurável”. E, por fim, revelou alguns projetos que serão implementados como os convênios com a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e com o Instituto Francisca de Souza Peixoto.

A Secretária de Cultura de Minas, Eliane Parreiras, disse estar feliz por iniciar o programa MINAS Território da Cultura pela Zona da Mata, “uma sugestão de César Piva prontamente aceita tendo em vista o excelente trabalho realizado pelo Polo Audiovisual”, completou. Ela informou que a partir de 11 de abril, em Juiz de Fora, serão realizados fóruns microrregionais “para ouvir e buscar soluções e caminhos a serem trilhados neste programa que estamos lançando agora”, disse. Eliane foi enfática ao afirmar que o Polo Audiovisual “é muito importante porque alia sociedade civil e governo, como também é inédita a formalização, no final do ano passado, do consórcio intermunicipal de Cultura, que agora, nós estamos divulgando em todo o Estado”, finalizou.

Fonte e Foto: Marcelo Lopes