Seja bem vindo!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

‘Tudo sob controle’: usina de Simplício vai gerar comercialmente em abril.




Uma semana depois do fechamento das comportas da PCH Anta e o início da inundação dos reservatórios do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, diversas imagens passaram a circular pelas redes sociais mos-trando vazamento de água na barragem, o que causou preocupação aos moradores instalados ao longo da calha do Rio Paraíba do Sul, especialmente os do Distrito de Anta.

Nas imagens divulgadas, a água jorra por fendas do paredão da barragem, mas para os técnicos de Furnas, segundo nota divulgada nesta terça-feira, a infiltração observada nas fotos não é considerada problema ou defeito da barragem e está enquadrada na rotina usual de manutenção, prevista durante a fase de enchimento de reservatórios de empreendimentos hidrelétricos.

Furnas alega que realiza inspeções técnicas regulares e faz análise contínua dos dados de instrumentação das estruturas e fundações de todos os seus empreendimentos e que as obras civis do AHE Simplício, especificamente seu corpo da barragem, refletem um comportamento normal, não tendo sido verificado qualquer anomalia que comprometa a segurança da estrutura.

A empresa alega que cumpriu todos os protocolos e programas pactuados para poder oferecer uma complexa e moderna obra civil que vai gerar 333,7 MW AHE Simplício, sendo 28 MW deles na PCH Anta, a única área de barragem, já que o complexo de Simplício tem sua adução por túneis que recebem a água de diversos lagos formados em pequenas depressões naturais na área rural de Chiador (MG), evitando assim, grandes alagamentos antiecológicos, como faziam as hidroelétricas, no passado.

Para que o licenciamento de operação fosse concedido, Furnas já havia se comprometido a construir, além da rede de coleta e tratamento de esgoto, a remoção do lixão de Anta e a construção do aterro sanitário de Aparecidinha, um atracadouro no reservatório de Anta, onde também adquiriu um terreno para a construção de instalações esportivas e de lazer recreativo. Segundo a empresa, para aproveitar o entorno das áreas inundadas foi desenvolvido um estudo para a implantação de um circuito turístico, chamado Projeto Estradas Culturais, nos municípios de Chiador, Sapucaia e Além Paraíba, com ciclovia no trecho do bairro Boa Vista até o local selecionado para instalação do mirante em frente ao barramento de Anta, próximo à ponte férrea do lado de Minas Gerais.

Resgate da Fauna

Com o início do enchimento do reservatório no dia 23 de fevereiro, Furnas  iniciou também, o resgate da fauna silvestre que busca refúgio nas áreas mais altas e que se transformarão em ilhas no lago artificial formado pela barragem. Furnas contratou uma empresa especializada nessa atividade e mantém suas equipes técnicas participando efetivamente dos trabalhos. Todos os animais avistados estão sendo resgatados e nenhum caso de óbito foi registrado até agora, diz a nota. No inventário de animais resgatados constam cobras, lagartos, aves em nidificação, ratos silvestres, ouriços caixeiros e furões, mas na medida que as áreas secas forem ficando mais restritas, outras espécies podem aparecer. Tão logo são capturados, os animais são identificados, avaliados, catalogados e libertados nas áreas secas que circundam o novo lago.

A empresa confirmou que no dia primeiro a comporta do túnel 1 foi aberta iniciando o enchimento dos reservatórios criados pelas obras de interligação, com previsão de  enchimento até meados deste mês, quando se iniciará o comissionamento das unidades geradoras de Simplício. A geração comercial começa em abril. 

Fonte: Folha Popular