Seja bem vindo!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Câmara Municipal realizará audiência pública para discutir reclamações contra fábrica de papel instalada em Além Paraíba.



Entre as discussões na audiência pública do próximo dia 16 de abril, certamente estará a fumaça noturna que vem sufocando os moradores das imediações da fábrica de papel.

Continuam sendo constantes as reclamações com relação à fumaça preta que vem sendo expelida pelas chaminés da empresa Cathepel, que, desde o ano passado, assumiu o comando da antiga Fábrica de Papel Santa Maria, em Além Paraíba. 

Os moradores nas proximidades da indústria vêm relatando seu desconforto através das redes sociais e em denúncias à imprensa local. A fumaça preta solta uma fuligem que vem sujando as casas, mas o maior incômodo é o cheiro. Segundo os reclamantes, a fumaça, normalmente expelida sempre após as 21 horas, chega a sufucar os moradores. Crianças já tiveram que ser levadas para o hospital com problemas respiratórios causados pela poluição.
As reclamações já vêm acontecendo desde o final do ano passado e já foram alvo de ampla matéria publicada pelo jornal AGORA. Quando as primeiras reclamações foram feitas, o Jornal Agora procurou a Polícia Militar do Meio Ambiente que informou que já havia recebido denúncias com relação à poluição ambiental, e que os representantes da Cathepel justificaram que estavam, em princípio, realizando testes nos maquinários, por isso o motivo da fumaça. A empresa foi notificada e foi dado a ela um prazo para a apresentação da licença ambiental de funcionamento, o que ocorreria em janeiro. 

Por alguns poucos dias, durante o mês de fevereiro, os moradores conseguiram se ver livre da fumaça que, entretanto, voltou a incomodar, de forma mais intensa, conforme demonstram as imagens que recentemente voltaram a ser postadas em fotografias nas redes sociais da Internet. 

Mais recentemente, a Cathepel também foi alvo de outro tipo de denúncia e foi autuada pela Polícia Militar do Meio Ambiente por poluir o Rio Paraíba do Sul. Uma mancha negra de óleo  (FOTO) passou a ser vista por alguns dias no final do mês de fevereiro e, em vistoria pelo leito do Paraíba, a Polícia do Meio Ambiente chegou à conclusão de que o óleo era procedente da fábrica- fato que, aliado ao problema da fumaça negra, tem gerado muitas cobranças da população às autoridades constituídas no município.

O vereador e radialista Dauro Machado também chegou a abordar a situação de desconforto vivenciada pelos moradores das proximidades da indústria de papel. Há cerca de 15 dias, ele  esteve em visita à fábrica de Além Paraíba no intuito de se inteirar da verdadeira situação. Em seu programa de rádio e também em sua página na Internet, o vereador Dauro relatou que esteve pessoalmente na Cathepel e falou com algumas pessoas que se apresentaram como "responsáveis pelo tal empreendimento". Segundo ele, suas impressões foram as piores: "Estou ciente de que salários, rescisões, FGTS, férias e outros direitos não estão sendo pagos".  Em consequência de tais deduções, o vereador apresentou, na sessão ordinária do dia 26 de março, na Câmara Municipal, um requerimento- aprovado por unanimidade- convocando os responsáveis pela fábrica de papel para uma audiência pública. Tal audiência, conforme apurou a reportagem do jornal AGORA, será realizada na tarde de terça-feira próxima, dia 16 de abril, às 15 horas, na Câmara Municipal de Além Paraíba. Todos os interessados estão convidados a participar, em busca da solução para os problemas.

Fonte: Agora Jornais Associados
Créditos da Foto: Luiz Antunes Neto
Mancha de óleo vista em fevereiro no Rio Paraíba do Sul