Seja bem vindo!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Encontro Regional da Undime em Cantagalo discute temas para o fórum estadual.


Secretários municipais de Educação de 18 municípios da chamada Região Serrana II estiveram reunidos na última sexta-feira, 5 de abril, em Cantagalo, para mais um “encontro de trabalho”, como preferiram se referir ao evento, que foi organizado através de uma parceria entre a Undime-RJ (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado do Rio de Janeiro) e a Secretaria de Educação de Cantagalo. Participaram, além de Cantagalo, secretários e representantes dos municípios de Cordeiro, Macuco, Duas Barras, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Sumidouro, Carmo, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Petrópolis, Areal, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, São Sebastião do Alto e Sapucaia.

Na abertura, o prefeito Saulo Gouvea (PT) destacou a importância do encontro e deu as boas-vindas aos participantes. “Nesse encontro, a nossa secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, tem a chave da cidade para debater com vocês os nossos problemas, que são comuns. Acredito muito na união dos municípios da nossa região para alcançarmos os nossos objetivos, pois, só assim, seremos mais fortes. Educação e saúde são prioridade de qualquer povo, são pilares da estrutura de desenvolvimento de uma nação. Não é à toa que elegemos esses dois segmentos como principais alicerces da nossa administração. Fiquem à vontade e estaremos sempre à disposição para o que precisarem de Cantagalo”, destacou o prefeito, que, devido a outros compromissos, se ausentou após a abertura oficial.

Além do prefeito Saulo Gouvea, compuseram a mesa de abertura a secretária de Educação de Cantagalo, Lucinha Farah Noronha; a secretária executiva da Undime-RJ, Marlise Alves Cardoso; e as coordenadoras do Plano de Ação Articulada (PAR), programa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, Marisa Sardinha e Márcia Cadinha.

Lucinha Farah Noronha também defendeu a união para o fortalecimento dos municípios e contou um pouco da história e importância da Undime-RJ, entidade que viu nascer quando esteve ocupando, do início da década de 1980 ao início da década de 1990, o cargo de secretária municipal de Educação. “Acompanhei todo o processo e, hoje, vemos o quanto uma entidade fortalecida e atuante, como a nossa, é importante no suporte que precisamos. A Undime é a nossa maior representante e muito nos orgulha termos a oportunidade, mais uma vez, de sediar um encontro de trabalho em nossa cidade, contando com a participação de todos esses secretários e representantes”, disse a secretária, que também defendeu um maior número de encontros. “Podíamos realizar, pelo menos, um encontro mensal, uma vez em cada município, de forma regionalizada, para discutirmos nossos problemas e encontrar ou buscar, juntos, as nossas soluções”, completou.

Marlise Alves Cardoso, secretária executiva da Undime-RJ, abriu os trabalhos dando destaque, de forma institucional, à própria entidade, que considera uma das mais atuantes no país. “Várias Undime estaduais nos procuram em busca de todo o tipo de informação. Nos encontros nacionais, como o que será realizado, este ano, em Salvador (BA), nossa comitiva, nossa representatividade é muito maior que a de estados com um número de municípios muito superior ao nosso, como Minas Gerais e São Paulo. A nossa Undime tem uma credibilidade e um respeito enormes em todo o país, graças à adesão e participação de cada um de vocês”, afirmou.

Durante o evento, que também contou com café da manhã e almoço, os secretários municipais de Educação discutiram vários assuntos, dando destaque a temas que levarão para o 62º Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, no período de 10 a 12 deste mês, no Rio de Janeiro. O evento, que foi encerrado por volta das 16 horas, também contou com a palestra ‘A Gestão Municipal da Educação e o Desafio da Formação Continuada dos Professores’, tema defendido pelo professor Júlio César Furtado dos Santos.

Fonte e foto: Gilmar Marques/Folha Popular