Seja bem vindo!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Denúncia de maus tratos com animais termina em briga de vizinhos em Jamapará.


A presidenta da APA (Associação Protetora dos Animais) de Além Paraíba, Renata Faria Felipe recebeu uma denúncia de maus tratos com cachorros em uma casa no escadão da Avenida Paulino Fernandes Silva, próximo a Oficina do Erneu em Jamapará. Renata, juntamente com o secretário da instituição Miltinho Gonçalves e a veterinária Dr. Paula Alina Zamboni de Carvalho compareceu ao local para verificar a denúncia e acionou os órgãos de imprensa da região.

Segundo a denúncia, os proprietários de uma casa que não moravam mais lá, mantinham filhotes de cães trancados em um quarto, em condições inadequadas, e os animais passavam a noite toda chorando. Além disso, uma cadela foi encontrada no quintal da referida residência apresentando uma séria lesão na coluna. Os denunciantes contaram que arrombaram a porta do terreno para resgatar a cadela que estava muito ferida e correndo risco de morte. Os representantes da APA entraram em contato com o DPO de Jamapará solicitando a presença de uma guarnição da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência e ajudar a apurar os fatos. Os policiais 3º Sargento Cunha e 1º Sargento Adenei, compareceram ao local, ouviram os depoimentos dos denunciantes e foram procurar pelos proprietários da casa que atualmente moram nas proximidades do Colégio Estadual Jamapará. A proprietária da casa, muito exaltada compareceu ao local da denúncia, onde afirmou que já teve diversos problemas com os vizinhos denunciantes e que o motivo da denúncia era por rixa entre eles. Ela disse ainda que não maltrata animais, pelo contrário, os resgata das ruas para cuidar. A proprietária da casa abriu a porta e mostrou as condições em que os filhotes estavam. O ambiente estava relativamente limpo, os potes cheios de ração, e as vasilhas com água fresca. Em relação à cadela ferida na coluna e que é mãe dos filhotes encontrados, a proprietária explicou que ela vivia na rua, mas dormia no seu quintal, e que havia sido atropelada por um veículo na BR-393, sendo resgatada por ela, que pegou a cadela no colo e levou para casa no intuito de cuidar.  

A presidenta da APA concluiu que apesar do ambiente não ser 100% apropriado, não houve maus tratos com animais e sim, uma pessoa amorosa que se compadece ao ver animais sofrendo e procura dentro das suas limitações, cuidar deles. A cadela foi levada pelo veterinário Dr. Mateus Kafuri Cytrangulo ao seu estabelecimento Pet By Vet para ser tratada, e os filhotes, cerca de 15, foram fotografados e serão disponibilizados para adoção com a aprovação da proprietária, que já procurava por pessoas interessadas em ficar com os animais.

No final do episódio aconteceu uma grande confusão. A família denunciante e a família da denunciada discutiram em tom extremamente agressivo e só não houve violência física, por conta das pessoas que estavam presentes e seguraram os envolvidos.


Reportagem e Fotos: Luciano José Louredo (Douradão)

                                            A cadela ferida na coluna e sua remoção




Um dos filhotes com a veterinária da APA