Seja bem vindo!!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Deputados defendem aumento maior que o proposto por Cabral para os professores do RJ.



 Governo do estado propõe dar 7% de aumento aos professores e parlamentares da ALERJ como o petista Nilton Salomão defendem em plenário um reajuste maior, de 12% ou mais 
Em sessão realizada na manhã do dia 15 de maio de 2013 na Assembleia Legislativa, começou-se a discutir os quatro projetos de lei enviados pelo governador Sérgio Cabral à Casa que dispõem sobre o reajuste de 7% para integrantes do Magistério, do quadro de apoio da Secretaria de Educação e servidores do DEGASE e da FAETEC — além de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para servidores da Fundação CECIERJ. Vários deputados, entre eles Nilton Salomão, do PT, defenderam um percentual de 12% de aumento aos profissionais destas áreas, ao invés dos 7% propostos pelo governo do estado.
         "No mínimo, deveria haver esse reajuste de 12% para recuperar o salário dos profissionais. Talvez até mais, pois é preciso avançar na questão da qualidade e da gestão pedagógica. Para isso, com o profissional bem remunerado, ele pode se dedicar exclusivamente a uma unidade de ensino. Com sua remuneração atual, fica difícil e ele acaba correndo de um lado para o outro. Os debates nesta Casa Legislativa podem sensibilizar o governo para que aumente esse percentual, pois isso é perfeitamente possível com os ajustes feitos na arrecadação do estado", afirmou Salomão da tribuna da ALERJ.
         Segundo o deputado, esta é só uma parte de um conjunto de ações que se espera para a Educação. "É preciso um esforço para melhorar a gestão educacional e isso passa por uma condição minimamente satisfatória de remuneração dos profissionais", comentou Salomão.
         O deputado frisou que não se deve apenas cobrar uma melhor remuneração dos profissionais de ensino, mas também estabelecer metas para os mesmos e investir sempre na sua qualificação. "O estado que vai sediar Olimpíada e jogos da Copa do Mundo, que investiu valores extraordinários nesses dois eventos que são importantes, pode e deve investir também na melhoria de nossa Educação. Inclusive para melhorar nossa posição no 'ranking' nacional do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), chegando pelo menos entre os cinco melhores, o que o próprio governador estabeleceu como meta", completou o deputado.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Nilton Salomão.