Seja bem vindo!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Inea doa dez mil mudas ao Horto Municipal de Cantagalo.



Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo, o Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, localizado na Chácara da Banheira, recebeu uma doação e tanto, na opinião do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder Gomes Pinto, que mantém parceria com o horto. São dez mil mudas de essências nativas (várias espécies de árvores próprias da região), além de alguns exemplares de decoração, próprias para ajardinamento, doadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o secretário, as mudas serão doadas a proprietários e produtores rurais, principalmente para a recuperação de áreas degradadas, que têm crescido em vários pontos do município, conforme demonstra estudo desenvolvimento pela Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), que aponta cerca de 17% do território enfrentando erosão avançada. “Muitos produtores não têm condições de adquirir grandes quantidades de mudas para dar início à recuperação dessas áreas, por isso nosso programa pode facilitar esse trabalho, doando boa parte dessas mudas”, explicou Gustavo Neder Gomes Pinto.

As mudas, transportadas para o horto com auxílio de um caminhão da Secretaria Municipal de Viação e Transportes, foram retiradas no Horto Florestal de Cantagalo, administrado pelo Inea. O secretário completou informando que as mudas também poderão ser utilizadas em programas próprios de reflorestamento da Prefeitura. “Essas mudas, pelo estágio avançado que se encontram, ainda não poderão, mas temos que recuperarem breve, daremos início, também, à recuperação de parte das áreas já exploradas da saibreira municipal, adquirida pela Prefeitura próximo à Vila de Campo Alegre. O Inea nos concedeu licença de exploração com a condição de recuperação daquela área. Essas mudas, pelo estágio avançado de desenvolvimento em que se encontram, ainda não irão para lá, mas conseguiremos outras mudas, além de produzirmos aqui mesmo, no nosso horto, para atendimento a esse programa”, destacou.

Fonte e Foto: Gilmar Marques