Seja bem vindo!!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Obras de contenção de encostas no Sítio Branco já estão sendo licitadas.



Muitos pontos do Sítio Branco continuam a oferecer riscos à população. O Secretário Municipal de Obras, Levindo Dias, tem monitorado o problema. A solução definitiva para os moradores deverá chegar ainda neste ano, já que a Prefeitura deu início ao processo de licitação para a contenção das encostas do bairro.

Mutirão de limpeza

Foi realizado no mês de junho, no dia 13, um grande mutirão de limpeza no bairro Sítio Branco— uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Obras, Areal Rio Minas e equipe do Programa de Combate à Dengue, com a participação de voluntários do próprio bairro, indicados pela liderança local e a presença do Prefeito Municipal, Fernando Lúcio.
O mutirão durou o dia inteiro e deixou a população satisfeita.
A equipe da Secretaria de Obras contou com 10 homens, coordenados pela Chefe da Divisão de Limpeza Urbana, Mônica Fernandes, auxiliados pelos voluntários do bairro. A equipe de Combate à Dengue teve participação efetiva, sob a orientação do Coordenador do Programa, Fernando Cruz. Ao Areal Rio Minas coube o fornecimento das caçambas e do caminhão para a retirada do entulho.

Recuperação da Rua

O Secretário de Obras, Levindo Dias, averiguou o desmoronamento de parte da Rua Roberto Zamboni, principal acesso ao bairro.
Depois de uma análise da Secretaria de Obras, que está realizando o projeto de engenharia necessário, foi formada uma parceria com a COPASA e com o Areal Rio Minas para recuperação daquela via de acesso ao bairro. Assim que o projeto estiver pronto, devem ser iniciadas as obras. Na parceria, caberão à Secretaria de Obras a mão de obra e os equipamentos necessários para o serviço. Já o Areal Rio Minas cederá um caminhão de brita e toda a areia necessária. A COPASA arcará com o restante do material.

Solução definitiva deve chegar ainda neste ano.

O Sítio Branco foi um dos bairros de Além Paraíba que mais sofreu com as chuvas de janeiro de 2012 e, com isso, ainda encontrava-se com muitos problemas.

O sofrimento da população do bairro Sítio Branco está prestes a ser amenizado já que a Prefeitura de Além Paraíba já iniciou o processo licitatório para a contenção das encostas que ameaçam desabar no local, segundo declarou o próprio prefeito Fernando Lúcio Donzeles em recente entrevista no programa do radialista Dauro Machado.

A licitação para os projetos de contenção das encostas já teve início em sua fase documental, segundo informou a presidente da Comissão de Licitação da PMAP, Magali de Lima Gomide. Seis empresas demonstraram interesse pela carta convite, mas apenas uma participou da licitação: a CONE PP Consultoria Ltda-ME, de Belo Horizonte. Agora, o processo licitatório transcorre na fase de interposição de recursos— caso seja necessário. Porém, se tudo correr normalmente, na próxima sexta-feira, dia 12 de julho, às 15 horas, na sede da PMAP, será aberto o envelope com a proposta de preço da empresa participante. A partir de então, a empresa vencedora da licitação pública terá 30 dias para a entrega do projeto de contenção das encostas do Sítio Branco, em Além Paraíba. Após a fase de licitação dos projetos, haverá uma nova fase para a execução da obra. Ainda não se sabe se essa segunda licitação será realizada pela Prefeitura de Além Paraíba ou pelo Governo Federal, que é quem liberará a verba para a contenção das encostas. Ao todo deverão ser construídos oito grandes muros atirantados para garantir a segurança dos moradores do bairro. A verba virá do governo federal. Informações não oficiais dão conta de que as obras ultrapassarão a casa dos 100 milhões de reais.


Fonte e foto: Agora Jornais Associados