Seja bem vindo!!

sábado, 28 de setembro de 2013

Carmo recebe alunos de pós-graduação da UFRJ.


O Carmo recebeu nos dias 11, 12 e 13 de setembro 40 alunos de pós-graduação do IPUB, Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para conhecerem o sistema de Saúde Mental do município. Os residentes participaram de visitas às casas terapêuticas, além de fazerem parte de um debate sobre a implantação do Núcleo Estadual de Saúde Mental.

O Programa de Saúde Mental do Carmo é uma referência nacional e está na vanguarda deste tipo de projeto desde que o Hospital Estadual Teixeira Brandão foi fechado e as residências terapêuticas foram implantadas. Além dos lares para acolhimento destes cidadãos, o sistema de saúde mental do município conta com centro de convivência, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), ambulatório de psiquiatria e uma associação de moradores dos usuários de saúde mental. Com todos estes dispositivos o Carmo tem uma das redes de saúde mental mais complexas do Brasil.

“O serviço de saúde mental do Carmo mostra a igualdade entre todas as pessoas, as que são usuárias do programa de saúde mental e as que não são. A sociedade carmense está abraçando este projeto e todos estão convivendo muito bem. É muito importante para o município desenvolver este trabalho de referência”, afirmou o Prefeito do Carmo, Odir Ribeiro.
No Primeiro dia da visita ao município os estudantes conheceram a rede e começaram as visitas aos dispositivos. No dia seguinte as visitas continuaram pela manhã e no período da tarde foi formada uma mesa redonda para debater a implantação do Núcleo Estadual de Saúde Mental no Carmo. Esta iniciativa procura solucionar alguns problemas que ainda existem no sistema de residências terapêuticas do município. No último dia, os alunos voltaram para as visitas aos dispositivos e encerraram a visita da UFRJ à cidade.

“A UFRJ é uma das universidades mais bem conceituadas do Brasil, então um município pequeno como o nosso ser modelo e referência para uma universidade deste porte mostra que a gente tem que explorar o nosso potencial. O Carmo pode ser vitrine para o Brasil e para o mundo através da saúde mental. Eles ficaram encantados com o trabalho. Há anos atrás, não imaginávamos ter uma rede tão complexa que fosse modelo para o Brasil. Agora, o que a gente precisa muito é avançar no tratamento de álcool e drogas”, explicou a Diretora Geral de Saúde Mental do Carmo, Érica Victório.

O Núcleo Estadual de Saúde Mental é um projeto embrionário de cogestão da rede de saúde mental do Carmo. A iniciativa propõe uma administração mista entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. “Hoje a gente está nesta configuração de um núcleo estadual que vai ter gestão compartilhada. O núcleo vai ser um instrumento de gestão que pode contratar um cuidador, abrir um concurso público. Além disto, a UFRJ tem intenção de fazer do Carmo um cenário de prática porque o município é uma referência para o Brasil”, concluiu o Diretor do Hospital Estadual Teixeira Brandão, Rodrigo Japur.


Fonte: ASCOM Carmo/André Salles
Fotos: ASCOM Carmo