Seja bem vindo!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mais Educação beneficia cem alunos da Escola Municipal Antônio Russier.


O projeto Mais Educação, do Governo Federal, está beneficiando cem crianças da Escola Municipal Antônio Russier. A iniciativa consiste em ampliar o horário escolar dos alunos com aulas que tragam benefícios à grade curricular e também sejam atrativas por conta de uma abordagem mais dinâmica. As oficinas acontecem de segunda a quinta-feira, entre 11:00 e 14:00 horas.

“Eu acho que qualquer tipo de estudo a mais dá resultado a longo prazo. A gente pensa em fazer um futuro melhor para o município. Apesar das dificuldades financeiras, a gente começando agora, lá na frente vai dar resultado. Nossa proposta não é fazer um governo de quatro anos, é mostrar os resultados daqui a 20 anos, e isso começa pelas crianças”, afirmou o Prefeito do Carmo, Odir Ribeiro.

Os cem alunos inscritos no Mais Educação foram divididos em quatro turmas e durante a semana passam pelas seis oficinas propostas no projeto. As crianças estão recebendo aulas de recreação e lazer, letramento, jogos matemáticos, teatro, cultura digital e promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Todas estas disciplinas são trabalhadas em consonância com o projeto político pedagógico da instituição de ensino.

“A ideia é tentar fazer um planejamento que aborde os conteúdos curriculares de uma forma lúdica, através da brincadeira, da diversão e da alegria. A gente está trabalhando para fazer de uma forma que envolva os alunos e desenvolva valores, cidadania. Nós queremos vir com outra perspectiva, ressignificando este espaço da escola como local de cultura, de lazer, de brincadeira, construindo cuidado com o espaço”, explicou a Coordenadora Pedagógica do Projeto, Marcela Abreu.

A Escola Antônio Russier é a primeira instituição municipal a receber o projeto, já que o Colégio Estadual Francisco Varella também está incluído na iniciativa. Toda a base do programa é bancada pelo Governo Federal, enquanto o município entra com a contrapartida de ceder um coordenador pedagógico, um coordenador de turno, um funcionário para a limpeza e uma merendeira. Para 2014 a Escola Municipal de Porto Velho do Cunha também deve receber o projeto.

As aulas de Teatro e Letramento são ministradas pelo professor Paulo César Perrut; as de cultura digital e promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos ficam por conta da oficineira Mônica Pereira dos Santos; os jogos matemáticos estão sob comando de Jefferson da Silva França e recreação e lazer fica a cargo de Michelli Gonçalves Fontes de Oliveira. Além das oficinas, os alunos também têm um horário de lanche preparado por uma nutricionista para suprir as necessidades das crianças.

“Educação nunca é demais. Qualquer tempo a mais que a criança fique no colégio, ela está aprendendo alguma coisa a mais e está deixando de aprender na rua. Qualquer cidadão, de qualquer país se desenvolve na cadeira de um colégio. Eu acho muito positivo, válido e saudável”, concluiu Odir Ribeiro.

Fonte: AscomCarmo/André Salles

Fotos: AscomCarmo/Wesley Muniz