Seja bem vindo!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Carmo terá verão mais seguro com novos pluviômetros.


Os novos pluviômetros instalados no Carmo recentemente através da parceria com a CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o Ministério da Ciência e Tecnologia trarão mais segurança para os cidadãos do município no período de chuvas que se aproxima. Os aparelhos para medição foram locados no Ciep e na Light. Desta forma o município terá dados precisos dos índices pluviométricos e dos riscos exatos em tempo real.

A instalação dos pluviômetros faz parte de um projeto de monitoramento nacional que está começando pela região serrana. Além dos dois aparelhos já instalados a previsão é de que Porto Velho do Cunha e Barra de São Francisco recebam seus medidores. Estes só não foram instalados porque é necessário que haja sinal de celular na localidade.

 “Essa parceria é de grande importância para os municípios de pequeno porte. A gente sabe que a região serrana sofre com as chuvas, então quando a gente tem esse amparo técnico é de grande relevância, principalmente para áreas como Barra de São Francisco e Porto Velho do Cunha. Esse é um avanço para a sociedade e a população carmense”, afirmou a Secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leila Moreira.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil fará o acompanhamento das chuvas em tempo real, juntamente com a Light, que já faz este trabalho no Rio Paraíba do Sul. Além de acessar os dados dos pluviômetros localizados no Carmo, a equipe terá informações sobre os índices de toda a região, o que dará uma base real das chuvas para o município.

“Cada região tem um limite de chuvas. No Rio a média segura é de 40 a 60 milímetros de chuva por hora. Em Friburgo me parece que são 40 milímetros. Aqui no Carmo a gente ainda não tem, mas provavelmente acompanharemos a média de Friburgo. Esses pluviômetros são apenas a primeira etapa, depois serão instaladas as sirenes, teremos um plano de evacuação de área de risco, isso tudo acompanha o projeto como um todo”, lembrou o Coordenador Municipal de Defesa Civil do Carmo, Sylvio Silva.
Atualmente os pluviômetros estão sendo testados pela Cemaden. Em breve eles estarão operacionais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil acompanhará em tempo real os índices pluviométricos do Carmo.

 “A gente tem várias áreas mapeadas no Carmo que sofrem no período das chuvas. Com esses pluviômetros nós teremos uma situação real de quanto está chovendo e de como podemos nos preparar para as chuvas. Com o passar do tempo nós estaremos estruturados para ter previsões de como atuar em cada localidade. Nós vamos ter os dados que não tínhamos. Isso é prevenção”, explicou Sylvio.
As áreas de risco ocupadas no Carmo são uma grande preocupação para o Governo Municipal, por isso além deste projeto existe a expectativa de se montar uma base fluvial para monitorar a bacia do Paquequer e o Rio Paraíba do Sul.

“Isso tudo é no sentido de alertar e prevenir para as pessoas poderem sair das áreas de risco e evitar um acidente maior”, finalizou o Prefeito Odir Ribeiro.

Crédito Texto: AscomCarmo/André Salles
Crédito Fotos: AscomCarmo/Wesley Muniz


Técnicos da Cemaden e Coordenador Municipal de Defesa Civil do Carmo participam de instalação de pluviômetro