Seja bem vindo!!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Carmo é o primeiro município do Estado a receber o “Caminhos do Cuidado”.

O Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, no Carmo, recebeu no dia 23 de janeiro o lançamento oficial do programa “Caminhos do Cuidado” no Estado do Rio de Janeiro. O evento começou às 14 horas e contou com a presença da Coordenadora Macrorregional do projeto, Ana Letícia Ventre, do Coordenador Estadual, José Carlos Lima de Campos e da Articuladora da iniciativa na região serrana, Ana Brasílio.

Além destes, também compuseram a mesa de autoridades o Prefeito Interino do município, César Ladeira, o Secretário Municipal de Saúde, Breno Onofre, a Coordenadora de Saúde Mental, Érica Victório, a Diretora da Estratégia de Saúde da Família, Maria Beatriz Costa, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores do Carmo, Professor João Armando, o Diretor do Núcleo Estadual de Saúde Mental e do Hospital Teixeira Brandão, Rodrigo Japur, a representante do Ministério Público, Promotora Dra. Sheila Cristina Ferreira Vargas e o Delegado de Polícia Cívil do município, Dr. André Luiz Pinto Lourenço.

“É com muita alegria que nós do projeto Caminhos do Cuidado estamos aqui para fazer a abertura do projeto na região serrana. E para nós é mais, o Carmo é a primeira turma do projeto no Estado do Rio de Janeiro. A escolha não foi aleatória, mas sim pelo caminhar e a história do município na reforma psiquiátrica brasileira”, afirmou o Coordenador Estadual do Projeto.

O Carmo conseguiu estar na dianteira para receber este projeto por conta ser referência no tratamento de saúde mental a nível nacional. O sistema de casas terapêuticas do município é um modelo de vanguarda, que visa a integração dos usuários do sistema de saúde mental com a sociedade.

“Sempre que a gente fala no Carmo, a gente tem que pensar todo o trabalho que a gente teve de desinstitucionalizar uma clientela de 280 pessoas que estavam internadas no Teixeira Brandão. O Estado vem marcando a posição da redução de danos e da não valorização de espaços asilares para cuidar dessas pessoas. A gente precisa trabalhar na atenção básica nas redes de territórios”, explicou Rodrigo Japur.

O programa Caminhos do Cuidado é um projeto da Casa Civil do Governo Federal que visa formar em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica. Desta forma será possível ampliar as possibilidades de atuação no acolhimento e escuta, trabalhando de forma preventiva e humana no tratamento destes problemas sociais.

A Fundação Oswaldo Cruz. será a responsável por ministrar o curso no Carmo, em aulas que vão até o dia 20 de fevereiro. Todas as cidades deverão ter suas turmas e o Carmo será a primeira do Estado do Rio de Janeiro a formar seus profissionais.

Os 38 agentes comunitários de saúde do município e 3 auxiliares de enfermagem das Estratégias de Saúde da família serão formados pelo projeto no Carmo. O curso terá carga horária de 60 horas, sendo 40 na modalidade presencial e 20 em aulas de campo. Com isto, o Caminhos do Cuidado capacitará profissionais que farão o trabalho de disseminação dos ensinamentos aprendidos nas aulas.



Fonte: ASCOM Carmo/André Salles
Fotos: Wesley Muniz/ASCOM Carmo