Seja bem vindo!!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SAMU de Além Paraíba e mais 93 municípios aguardam conclusão de central telefônica.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da região Macro Sudeste (Cisdeste), enviou comunicado aos órgãos de imprensa afirmando que a data de início da nova operação do SAMU, em Além Paraíba e mais 93 municípios foi adiado. O motivo é o atraso na entrega das obras da Central Operativa da Rede de Urgência e Emergência, responsável por direcionar todas as chamadas pelo nº 192 a sala de regulação, uma central do SAMU no município de Juiz de Fora. Ainda segundo o comunicado, “o processo de telefonia está dentro do prazo, porém não conseguiu atender a data de iniciação do serviço, que estava prevista para o dia 15 de fevereiro”.
Apesar de não ter sido divulgada uma nova data para o início das operações, todas as unidades, inclusive a de Além Paraíba, já estão prontas pra começar a atuar. Os funcionários já estão contratados e aguardando, uniformizados nas bases e revezando no esquema de plantão, o parecer da empresa de telefonia.

O Consórcio alega que não é possível começar o atendimento sem que as chamadas de todos os municípios sejam redirecionadas para a central.

O documento foi expedido pelo Presidente do Cisdeste, José Roberto Oliveira e pelo Secretário Executivo da Cisdeste, João Paulo Damasceno.

O que é o SAMU?

O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, é um serviço médico brasileiro utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence, que faz uso da mesma sigla “SAMU” e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
O serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, (arcando em média com 50% das despesas) em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar a população. No caso de Além Paraíba e demais cidades do sudeste de Minas Gerais, os municípios envolvidos criaram uma empresa (consórcio) com sede em Juiz de Fora, o Cisdeste, que administra todo o serviço na região.

As ligações gratuitas através do telefone “192” serão atendidas por telefonistas na Central em Juiz de Fora, que anotarão os dados do local e do tipo de emergência médica. Todas as ligações serão gravadas. As informações serão imediatamente repassadas ao médico da central, que prestará orientações relativas aos primeiros socorros e o tipo de ambulância a ser enviada. Da central, também sairá à autorização para que as unidades do SAMU se dirijam ao local da emergência para prestar o devido atendimento.
IMPORTANTE: O atendimento só será realizado pelas equipes do SAMU, através do telefone 192. Os funcionários e os veículos não podem em hipótese alguma sair da base ou prestar algum atendimento sem a autorização da Central em Juiz de Fora.

As ambulâncias do SAMU são divididas em:
·         USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves.
·         USB – Unidades de Suporte Básico.
·         VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples.
·         VIR - Veículo de intervençao rápida, são viaturas 4x4 (geralmente pick-ups ou SUV) compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito, onde a ambulância normal poderia demorar a chegar.
·         MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.
·         AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.
·         HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.

Como funcionará o serviço em Além Paraíba.

O serviço em Além Paraíba funcionará em sua maioria como nas demais cidades atendidas pelo SAMU. Somente serão atendidos casos através do telefone 192 pela Central de Juiz de Fora, que enviará a autorização para o atendimento através de um I-Phone. A base, que já está montada e equipada, fica localizada ao lado do Espaço Terra e Cia, na Ilha do Lazareto, próximo a Rodoviária.
Quatro equipes com dois funcionários cada, um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, se revezam no plantão, que funciona na escala de 12 X 36 horas. Os profissionais passaram por cursos eliminatórios de capacitação.

Uma viatura, do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) está disponível para o atendimento a população de Além Paraíba e região. A USB é equipada com equipamentos pré-hospitalares e clínicos e com todos os tipos de medicamentos de emergência. Em casos mais graves, poderá vir de Leopoldina, uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel).

Ao contrário do que alguns pensam, não tem médicos na base do SAMU e nenhum atendimento é prestado no local, os pacientes são atendidos em suas residências ou até mesmo na rua, e levados para uma Sala de Estabilização já montada no HSS. Alguns populares procuraram a base do SAMU em busca de atendimento médico e receberam as devidas explicações.

A unidade do SAMU de Além Paraíba atenderá também os seguintes locais: Fernando Lobo, Angustura, Marinópolis, Santo Antônio do Aventureiro, Estrela Dalva e Pirapetinga. No distrito de Jamapará, que pertence a Sapucaia onde também existe uma unidade do SAMU, o atendimento pela unidade de Além Paraíba poderá ser realizado através de autorização expedida pela Central.

Imediatamente após a liberação da central telefônica 192, o serviço começará a funcionar.

O SAMU não tem vínculo com a Prefeitura Municipal de Além Paraíba. A PMAP apenas cedeu o local da base, um imóvel alugado, e será responsável pela água e luz.

Reportagem: Luciano José Louredo (Douradão)

Fontes: Cisdeste/ Wikipédia
Fotos: Luciano José Louredo (Douradão)