Seja bem vindo!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Veículo aéreo não tripulado ajuda na avaliação das áreas de risco de Jamapará.

A Associação de Moradores de Jamapará e Bairros, através da professora Universitária Érica Guerra da Silva, moradora de Jamapará, firmou uma parceria com professores de Curso de Gestão Ambiental do Instituto Três Rios. 

No dia 15 de março, os professores estiveram na sede da Associação de Moradores de Jamapará e Bairros para uma apresentação, e logo em seguida, partiram pra um trabalho de campo, onde os professores puderam observar e fotografar diversas áreas do 4º distrito para futuras avaliações e estudos.

Também aconteceram várias palestras com os professores:


Sr. Marcelo Cid Amorim (Palestra sobre Desastres Naturais em Áreas Urbanas).


Sr. Sady Jr. Martins da Costa Menezes (Palestra sobre Geotecnologia VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado em Área de Risco).


Sr. Cleverson Alves de Lima (Palestra sobre Avaliação da Estabilidade de Talude em Área de Risco).


Esteve também presente a aluna universitária Talita Santiago Lopes, moradora de Sapucaia que está fazendo a monografia das áreas de risco do município, o Secretário da Defesa Civil Sr. Marco Antônio Teixeira Francisco e representantes do legislativo municipal.

No dia 10 de abril, os professores do Curso de Gestão Ambiental do Instituto Três Rios voltaram a Jamapará para realizar o sobrevoo do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) no distrito. Este veículo sobrevoou as áreas de Jamapará e Barão com a missão de registrar imagens de áreas sujeitas a deslizamentos de terra. As imagens serão enviadas para o laboratório de aplicações e pesquisas de Geotecnologias e Desastres Naturais e Clima, que assumirá regionalmente o papel da difusão científica na temática de desastres naturais. 

Este veículo sobrevoará também os céus da região serrana com o mesmo objetivo. O sobrevoo teve bom êxito, e em breve os resultados serão divulgados em futuras edições.

Reportagem: Luciano José Louredo (Douradão)

Com informações da AMJB

Créditos da Foto: AMJB