Seja bem vindo!!

sábado, 31 de maio de 2014

Câmara de Sapucaia aprova apenas 6% de reajuste para servidores.

Em sessão extraordinária as 17 horas do dia 22 de maio, em clima muito tenso, seis, dos nove vereadores, derrubaram a emenda que concedia 10% de reajuste e aprovaram mensagem enviada pelo prefeito que concede um aumento de apenas 6% ao funcionalismo municipal. 


Na sessão de segunda-feira (19), a Câmara havia adiado a votação depois da vereadora Regina Alípio (PROS) ter pedido vista do projeto de lei n° 022/2014, que concede o reajuste salarial dos servidores municipais estatutários, inativos e pensionistas, logo após apresentação da emenda ao projeto reajustando os salários em 10%, subscrita pelos vereadores Chiquinho (PMDB) e Rildo Rodrigues (PSD). 


Com os votos dos vereadores Sérgio Jardim (SD), Egenor Curty (PT), Jurandir Nilson (PMDB), Jaquinho (PTB), Regina Alípio (PROS) e Marcella Raposo (PP), a emenda apresentada foi rejeitada em sua totalidade. 


Desta forma a mensagem enviada pelo prefeito Anderson Zanon (PSD) com o reajuste de apenas 6% foi aprovada por unanimidade. 

Alguns servidores presentes que reclamaram muito gritavam ao final da sessão palavras de ordem e perguntavam aos vereadores quais os motivos que levaram os mesmos a optar pelo reajuste de 6% e não 10%, porém ninguém deu resposta aos servidores. Nenhum dos seis vereadores que votaram contra a emenda, e a favor dos 6%, se manifestou em plenário e não houve discursos com alegações ou motivos para esta decisão.

Em seus discursos, os vereadores Chiquinho e Rildo ressaltaram que a perda salarial dos servidores era gritante e que 6% de reajuste seria uma quantia insignificante. 


- Os vereadores estão dando um tiro no coração ao votar apenas 6%, ao invés de 10% de reajuste para os servidores, disse Chiquinho. 


Rildo pediu aos servidores presentes que dessem o troco aos vereadores nas próximas eleições. Para o vereador somente eles são culpados do reajuste ser de apenas 6%. 


- A responsabilidade não é do prefeito neste momento, e sim da Câmara. Se esta Casa quisesse, aprovaria a emenda dos 10%, disse Rildo. 


Na opinião do Presidente do Sindicato dos Servidores de Sapucaia, Nelson Bezerra, mais uma vez a defasagem do salário dos servidores se mantém. 


- Se continuarmos assim, no ano que vem o prefeito vai querer dar um reajuste de 3% ou menos. Vamos tomar uma decisão drástica quanto ao caso, disse. 


Bezerra afirmou ainda que fará uma assembleia para discutir com os servidores sobre o assunto e que em breve haverá manifestação oficial do sindicato.




Reportagem: Centro Sul Rio Notícias