Seja bem vindo!!

sábado, 31 de maio de 2014

Novo filtro começa a tratar água de Porto Velho, em Carmo.

A Prefeitura Municipal de Carmo adquiriu um novo filtro para retirar ferro e manganês dos recursos hídricos do distrito de Porto Velho do Cunha. O aparelho já está instalado e tornando a água da localidade completamente potável.

Os altos índices dos dois elementos são problemas antigos no fornecimento hídrico do distrito. O ferro tem a característica de reagir com o cloro, obrigatório para águas retiradas de poços artesianos, e formar uma matéria negra que acaba por turvar a água. Já a presença do manganês faz com que o líquido exale um forte e desagradável odor.

Apesar destes inconvenientes, a água do distrito sempre foi própria para o consumo. Agora, os problemas serão solucionados e os recursos hídricos estarão dentro dos índices previstos pelo Ministério da Saúde.

“Na primeira medição após a instalação do filtro foram detectados 0,3 miligramas de ferro por litro. Este é o limite de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. Depois foi feita uma lavagem e o índice já baixou para 0,17. No final do dia já não estava apresentando presença de ferro. O manganês é ainda mais fácil”, afirmou o Secretário municipal de obras, Pedro Elísio Alves.

O filtro instalado em Porto Velho do Cunha é de alta pressão e tem capacidade de tratar 20 mil litros de água por hora, o que atende perfeitamente às demandas da localidade. O aparelho possui um elemento filtrante que retém as partículas de ferro e manganês. A princípio, a previsão é que o sistema instalado em Porto Velho do Cunha seja lavado duas vezes por dia.

A população do distrito deve levar pouco tempo para sentir a diferença no uso doméstico da água. A diferença não pode ser sentida de imediato porque os canos e as caixas d’água ainda apresentam grande presença dos dois materiais. Após a limpeza de toda a tubulação, a Prefeitura deve solicitar que os cidadãos lavem seus reservatórios particulares para terem o recurso em seu melhor estado.

“Nós vamos comprar os medidores e ter um técnico lá para cuidar disso. A participação da sociedade é sempre importante e a nossa intenção sempre foi melhorar o saneamento básico e oferecer qualidade para a população”, concluiu o Secretário.

Reportagem: ASCOM Carmo/ André Salles

Legenda da Foto: Técnicos instalaram aparelho e diferença nos índices já pode ser medida

Crédito Foto: Wesley Muniz